ESTADO INTERMEDIÀRIO





 Conceitos errôneos:

1.      Conceito Católico; De acordo com esta doutrina as pessoas totalmente puras depois da morte entram imediatamente no céu, mas os que ainda têm pecados serão submetidos a um período no purgatório para perdão de pecados. Um Lugar onde o PAPA tem jurisdição e pode conceder indulgencias para abranger os sofrimentos lá ou diminui-los. O Limbus patrum e o lugar onde os pais do antigo testamento ficam por que não ouviram a palavra de Deus, e o Limbus Infantum o lugar das crianças que morreram sem crescer.
Versiculos que contradizem essa teoria  1Pe 3.18; Hb 9.27.
2.      Psicopaniquia; SONO DA ALMA, Devido a Bíblia muitas vezes descrever a morte como um sono, Mt 9.24; AT7.60; 1CO 15.51; 1TS 4.13. Dizem que este sono é o estado inconsciente e acredita-se que o homem só terá encontro com Deus ou com o Inferno no Juízo final. Por isso é impossível encontrar o seu destino logo após a morte. Argumentam que nenhum dos que ressuscitaram trouxeram relatos de sua volta dos mortos.
3.      A Doutrina da Segunda Prova; Essa doutrina afirma que depois da morte ainda existe uma chance de crer em Jesus e assim aceita-lo, para serem salvos. O argumento é que talvez essas pessoas não tenham ouvido a palavra enquanto vivos, e que por isso tem que ser submetidos a escolha de crer ou não em Jesus para serem salvos ou condenados.
Versiculos que contradizem essa teoria  1Pe 1.10,11; Hb 11.27.

Primeiro em relação ao purgatório. É impossível acreditar na doutrina de um lugar de punição constante onde nos purificamos dos nossos pecados e continuar acreditando em Jesus e sem sua obra. Simplesmente porque são doutrinas antagônicas. Em 1 Pe 3.18 “Por que também Cristo padeceu uma vez pelos pecados o Justo pelos injustos...” Se a doutrina do purgatório é verdadeira  então Cristo em sua morte falhou e não pôde levar injustos a Deus através da sua morte na Cruz, e sua morte uma única vez seria ineficaz sendo necessário outros sacrifícios e punições para justificar os injustos. Resumindo seria necessário desacreditar a Bíblia para acreditar no Purgatório, pois ela afirma claramente que depois da morte  segue-se o Juízo. HB 9.27
Em segundo lugar, o texto de 1Pe 1.11,12 esta claro que pelo Espírito de Cristo que estava neles(os profetas) eles não só compreenderam como ministravam coisas pertinentes a Salvação. Isso nos ensina que mesmo sem terem visto Jesus falar eles ouviram a palavra que foi anunciada através dos profetas mediante o Espírito Santo.
Isso torna o Limbus Patrum desnecessário, e a fé é suficiente para justificar os pecadores antigos. Rm 4.3; Hb11.39,40. E os que não ouviram de forma nenhuma continuam indesculpáveis conforme Romanos 1.18-20.

Conceito Bíblico

1.      PRA ONDE VAI A ALMA DO CRENTE DEPOIS DA MORTE?
A Bíblia ensina que alma do crente após a morte (separação do corpo), entra na presença de Jesus. 2CO 5.8; Fp 1.23 Lucas 23.43; 2Co 12.3,4; 2 Co 5.1. HB 12.22,23.1TS 5.10 Ap 14.13.
2.      PRA ONDE VAI A ALMA DO IMPIO DEPOIS DA MORTE ?
A palavra nos diz em Lucas 16.19-31, que o rico achou-se imediatamente em tormentos e que procurou alivio para dor e uma forma de evitar que os seus parentes viessem para o Lugar onde ele estava.

0 comentários: