Temos no livro do Êxodo capitulo 12 a narração da instituição da pascoa, ali vemos a descrição de todo o ritual e seus símbolos criados com o objetivo de preservar o povo de Israel diante da ultima praga que cairia no Egito. Algumas questões interessantes devem ser levantadas. Primeiro, durante todas as outras pragas o povo de Israel escapou ileso na terra de Gosén interior do Egito, porque agora era necessário que acontecesse todo esse ritual e seus símbolos para livrar o povo? Segundo, porque algo tão significativo se tornando em celebração onde o próprio Cristo seculos mais tarde celebrou, teve como plano de fundo a escravidão e a angustia de um povo e como fator inaugural a Praga dos primogênitos?
O Senhor nesta ultima praga demonstra a preocupação com seu povo, por saber que o próprio povo seculos mais tarde se tornaria indigno celebrando a deuses estranhos, eles já tinham murmurado contra Moisés por isso considerado povo de dura cerviz por isso estavam em escravidão, não era justo destruir apenas o povo do Egito sendo que o próprio povo estava ali pelos seus pecados. Vemos a inclusão aqui de todas as raças postas em culpa diante de Deus, todos merecedores de seu julgamento RM 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Sendo assim, o único jeito de livra-los era sendo gracioso e aceitar um sacrifício que substituísse os culpados e fizesse desses culpados livres do Julgamento severo e justo de Deus. Por isso os símbolos de substituição, o cordeiro sem macula, o sangue sobre os umbrais das portas dos hebreus. Por isso todo o ritual que gerasse na consciência a ideia de que só estavam escapando porque Deus recebeu o sacrifício e retirou a culpa deles. Louvado seja Deus!! Aleluia!
Isso responde as duas perguntas. Primeiro o povo participou para que entendessem que num certo sentido eles estavam no mesmo patamar de culpa que os egípcios! Segundo para que todos soubessem que na situação mais extrema, onde não há saída para o julgamento justo e severo de Deus onde não há escapatória nem brecha para ninguém. Ele mesmo em sua graça nos dá o escape do seu julgamento através do cordeiro que Ele providenciou. A pascoa é graça de Deus na nossa vida e não mais um ritual!
Tudo isso esta escrito para que saibamos que Jesus é o nosso cordeiro pascal. Seu sangue foi derramado em lugar do nosso, ele tomou sobre si a nossa culpa e nos livrou do castigo eterno! Por isso não há mais necessidade de rituais e símbolos na pascoa por que Ele é a nossa pascoa, ele nos livrou do castigo depois nos libertou do reino das trevas e nos guia ate a terra prometida nos céus. Ele fez o ritual, ele é o cordeiro e se não comermos a sua carne a semelhança dos israelitas que comiam a carne do cordeiro pascal, não herdaremos a vida eterna!!
Que a graça de Deus nos encha de alegria da sua salvação em nome de Jesus!
"Pensai primeiro nas coisas que são de cima"
Por evangelista Daniel
0 comentários:
Postar um comentário